quinta-feira, 5 de junho de 2008

Fiquei alálico depois dessa.

Eu peguei e tirei cinco minutinhos de cochilo no ônibus. Essas dormidas têm sido muito recorrentes de uns meses pra cá. Trabalho, curso, dormindo tarde, etc. Essas dormidas até que relaxam no engarrafamento de duas horas e tudo o mais. Hoje não foi a primeira vez que eu acordo com uma palavra estranha e desconhecida na cabeça. Das outras vezes eu ignorava e não experimentava jogar no Google. Mas dessa vez eu resolvi guardar.

Daí que a palavra era “Alálica”. Eu pensei : “Que raios de palavra é essa? Ato ou ação de falar ‘lá-lá-lá’?”. Achei sonoro, repetitivo e até pomposo, então resolvi anotar no celular e procurar na Internet quando chegasse aqui no trabalho.

"Alálico adj (gr álalos+ico) Med 1 Relativo ou pertencente à alalia. Da natureza da alalia. 3 Afetado de alalia. sm Indivíduo com alalia.

Alalia por sua vez é uma doença que causa a impossibilidade de expressão através da palavra, devido a uma perturbação orgânica ou funcional. Não muito diferente do lá-lá-lá que eu imaginei de início. Em suma, uma pessoa álala é aquela que não consegue falar. Bem suspeito.

A outra definição se trata da Batalha de Alalia (atual Aléria), que ocorreu no período de 540 e 535 a.C., na região mais ou menos onde hoje fica a Itália. Tipos, Itália, Roma, Império, Constancio, meu nome? Oi? Seria essa uma lembrança inata reprimida no subconsciente, ou apenas informação do mesmo ignorada e armazenada? Te falar que eu não lembro de ter estudado isso em História não. Freud e Kardec supostamente explicam, não é mesmo?


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f3/Location_Battle-of-Alalia.PNG

2 comentários:

Unknown disse...

Ele me contou na íntegra, beijos.

Judie disse...

Será que isso teria alguma relação com vida passada? Será que seu objetivo seria melhorar a maneira de se expressar?...