Para um impresso ficar com uma leitura boa, a tipologia deve ter o tamanho adequado, nem tão grande e nem tão pequeno. Mas isso varia muito de acordo com o trabalho e com o conceito desejado. Em publicidade tudo é relativo.
É legal verificar as margens de sangramento, de modo que não fique nada fora da mancha gráfica, aquela área no impresso onde ficará todo o conteúdo. Em todo caso, alguns elementos, em geral imagens, são sangrados, ou seja, entram na área de sangramento e são cortadas em parte. O ideal de margem a se deixar, tanto para não sangrar, como para sangrar, são 5 milímetros.

Nesses grandes formatos estas imagens não podem nunca, jamais ou em hipótese alguma ter 72 dpi’s, ou menos, de resolução, pois irá pixelizar, ficando toda como um mosaico e não dando para visualizar bem. A não ser que você queira deixar seu trabalho um substrato de fezes. Nesse caso nem a relatividade funciona. Fica a dica: não use imagens estouradas. O mínimo aceitável para um bom impresso ter uma qualidade de imagem são 300dpi’s. Mas aí sim isso varia. Uma imagem de 72dpi’s, mas com 100cmX50cm pode ser reduzida e ficar bem dependendo de onde aplicada, pois a qualidade dela é proporcional. Uma imagem com X dpi's se for reduzida terá 2.Xdpi's dependendo da redução. Se essa mesma imagem for ampliada terá -2X.dpi's também dependendo da ampliação.

Essas mesmas imagens do seu impresso, assim como o resto dos elementos devem estar no esquema CMYK de cores, jamais em RGB, pois dará problema na gráfica, já no birô não tem muito problema. Mas o que são esses esquemas? Muito fácil. São os sistemas primário de cores, onde o CMYK são as cores primárias em pigmento (cyan, magenta, yellow e black), utilizada em gráficas e impressoras caseiras e o RGB (red, green e blue) é o esquema de televisores e monitores, cores luz.

Como a qualidade da impressão não depende só desses conceitos básicos, mas como também da qualidade do material onde será impresso, é necessário escolher adequadamente o material de acordo com o meio. Papel couchet, lonas de PVC e materiais adesivos são os mais utilizados em diferentes ocasiões. Vale nessas horas o bom senso.
Caso se interesse pela área, é bom começar a liberar espaço em HD pra no mínimo 5Gb de softwares, que são eles os mais conhecidos: Corel Draw e Illustrator para arquivos vetoriais, Photoshop para edição de imagem e InDesign para editoração eletrônica de livros, revistas e folderes. Fica mais uma dica.
Se alguém parar pra ler isso e tiver alguma dúvida, sou todo ouvido.
Um comentário:
Ótima aula!
^^
Postar um comentário