terça-feira, 4 de setembro de 2007

Aprendendo com as diferenças.




Existem pessoas de diferentes tipos, de diferentes características, diferentes localidades e de diferentes processos de formação, principalmente processos culturais e educacionais, onde esses determinam veementemente a personalidade do individuo com um ser único e individual, aquilo que ele é.

No mundo encontramos uma grande miscigenação de todos esses tipos de pessoas: do rico ao pobre, do branco ao negro, do homossexual ao heterossexual e por que não dizer do homem a mulher?

A diferença é algo fascinante, pois ao passo que pode se tornar o enaltecedor de conhecimentos interpessoais, pode também se tornar o algoz de si mesma, tendo em vista todos os conflitos e guerras que são travados em nome de tal diferença, que muitas vezes são elementos essenciais para o desenvolvimento pessoal de outrem.

Todos nós aprendemos com as diferenças, seja do modo mais difícil, seja do modo mais fácil. Cabe a nós saber lidar com elas da maneira mais sábia e coerente, respeitando sempre o direito do próximo.

Nenhum comentário: